Como evitar contradições nas metas para o Ano Novo

Um Ano Novo vem aí, rapidinho, rapidinho. Mais um ano, 12 meses, 52 semanas, 365 dias, 8.760 horas e 525.600 minutos.

O que faremos com esse tempo? Muitas são as promessas e as metas apresentadas no calor da emoção da passagem do ano. E, nessa hora, você pode pensar: como evitar contradições nas metas para o Ano Novo

Mas o ideal mesmo é que nossas metas, nossos planos e nossos objetivos sejam incluídos em algo muito maior numa visão de médio e longo prazo que são os nossos horizontes mais altos incluídos nos nossos propósitos, de acordo com os nossos valores.

Cinco prioridades

Mas como resolver isso? Trago uma dica para solucionar este conflito. É bem simples, na verdade, e vai ajudar na definição de metas para o Ano Novo.

Para isso, é fundamental estabelecer pelo menos CINCO prioridades (áreas prioritárias) para este novo ano. Estas prioridades emergem exatamente desses horizontes mais elevados do propósito da nossa vida e direcionam nossos planos, metas e ações.

Valorizar prioridades

Assim, definindo essas prioridades, fica mais fácil reconhecer o que precisamos fazer para que estas prioridades fiquem valorizadas, na prática, no nosso dia a dia.

Importante definir critério de importância e de gradação: prioridade 1, prioridade 2, prioridade 3, prioridade 4 e prioridade 5.

Metas por prioridades

Para cada uma dessas prioridades, estabeleça algumas metas de desenvolvimento de ações para que elas permaneçam prioritárias na nossa vida.

Cuidado com as contradições e assim programe os seus meses, as suas semanas, os seus dias, as suas horas e os seus minutos.

Prioridades nas metas para o Ano Novo
Prioridades definem nossas metas para o Ano Novo

Evitar opções contraditórias nas metas para o Ano Novo

Vou dar um exemplo somente como ilustração. Se a sua prioridade primeira é a família, você pode estabelecer metas como: 1.1 ampliar os relacionamentos familiares; 1.2 cuidar da saúde financeira da família; 1.3 fazer minha esposa (esposo) mais feliz; 1.4 dar mais atenção para o meu filho (s); 1.5 ser mais generoso com o tempo para o lazer.

No exemplo acima, podemos entender que tal pessoa não poderá entrar neste novo ano atolada até o pescoço no trabalho, querendo fazer mil cursos, academia, saída com os amigos, etc.

A prioridade primária dela é outra e ela terá de investir proporcionalmente o seu tempo (meses, semanas, dias, horas e minutos) nesta prioridade.

Observação profunda

Enfim, neste exercício é importante observar profundamente a nossa vida, aquilo que nos faz felizes, entender o nosso propósito e os nossos valores. Definir as nossas prioridades e somente depois compreender quais são as nossas metas, planos e ações para o próximo ano.

Grande abraço e feliz novo ano para todos, com muitas realizações e com as prioridades esclarecidas em nossa mente!!!   

 

Facebook Comments

Profissional do jornalismo desde 1996 e entusiasta do empreendedorismo digital. Figura carimbada em redação de jornais, vislumbra novas oportunidades no marketing de conteúdo e no desafio do homeoffice. Freelancer por opção, ele é manauara, nascido no Rio. Cristão pela graça, amigo de cães e gatos.

Não deixe passar em branco