10 motivos para sua empresa ter um blog ativo

O blog é uma ferramenta fundamental para as empresas, principalmente aquelas que pretendem ampliar canais através da internet e das redes sociais. Atualmente, o marketing digital deixou de ser uma opção e virou necessidade para os empreendedores.

Não há como pensar em negócios sem investir numa melhor presença online. A onda avassaladora da tecnologia e da informação estabeleceu um novo ambiente para o mundo dos negócios. E os blogs, neste contexto, são ferramentas que vão auxiliar em muito nas estratégias de marketing que tem a internet como plataforma.

Leia mais – Você precisa ser encontrado no Google

Neste texto, eu apresento 10 motivos para sua empresa ter um blog ativo. São motivos claros para você manter ou passar a ter investimento neste tipo de relacionamento com seu público. Comece agora mesmo a investir neste canal extraordinário de relacionamento com clientes qualificados. Quanto mais tempo você demorar a entrar no jogo, maior será a curva de aprendizado e mais difícil otimizar o alcance dos resultados pretendidos.

Dez motivos para ter um blog ativo
Empreendedores têm ao menos dez motivos para ter um blog ativo

Antes de ilustrar os 10 motivos para sua empresa ter um blog ativo, apresento aqui dados divulgados pela agência Única Propaganda sobre a importância e a relevância dos blogs para os empreendedores:

  • A empresa média que usa um blog gera 55% a mais de visitantes para o site, 97% a mais de links inbound e 434% a mais de páginas indexadas. (HubSpot)
  • 84% dos usuários entre 25 e 34 anos deixaram uma página na internet por acharem a publicidade intrusiva e irrelevante. (Volteir Digital)
  • 57% das empresas têm adquirido clientes através de seu blog de negócios. (HubSpot)
  • 81% dos internautas brasileiros lêem regularmente blogs. (Reuters)
  • Inbound Marketing, do qual o blog é uma parte crucial, custa 62% a menos por lead do que o Outbound marketing. (HubSpot)
  • 80% dos tomadores de decisão preferem saber informações de uma empresa através de seu conteúdo do que por meio de publicidade tradicional. (Content marketing institute)
  • As empresas com blogs geram 126% mais leads do que as que não tem. (HubSpot)
  • Websites com 51 a 100 páginas geram 48% mais tráfego do que sites com páginas de 1 a 50. (HubSpot)

Fonte: http://unicapropaganda.com/site/por-que-um-blog-para-empresas-e-tao-importante/

Dez motivos para sua empresa ter um blog ativo

1) Um blog aumenta sua referência como autoridade no assunto

O conteúdo publicado no blog ajuda as pessoas a solucionarem problemas. E o melhor de tudo isso é que coloca você e a sua empresa como solucionadores de problemas. Com a informação precisa, adequada e de utilidade, você passa a ser referência no assunto com ganho direto sobre o princípio de autoridade em determinado tema. É uma “injeção” de credibilidade “na veia” da sua audiência. Isso fará toda a diferença nas buscas sobre o nicho em que você atua.

Para isso, é claro, você precisa atentar a algumas condições:

  • escreva conteúdos relevantes e de utilidade, portanto pesquise muito
  • seja profundo e detalhista, sem ser prolixo
  • pesquise sobre necessidades das personas (público-alvo) ainda não atendidas por concorrentes

2) Amplia interação e relacionamento com potenciais clientes

Os blogs são ferramentas fantásticas para verificar a opinião do seu público. Além dos comentários diretos no blog, é possível estabelecer interação com a divulgação das postagens nas redes sociais e aumentar o alcance nas buscas orgânicas a partir do Google. Pelas visualizações e curtidas, você pode ver os temas que têm mais alcance junto ao público.

A facilidade de compartilhamento pelos leitores é outro ganho fantástico para o seu negócio com a oferta de conteúdo num blog corporativo. Os botões de compartilhamento nas postagens favorecem a disseminação da tua informação, utilidade e autoridade pelos quatro cantos da internet no mundo. Além disso, o leitor/compartilhador ainda referenda o conteúdo por você para os seguidores dele. É um efeito multiplicador positivo para o seu nome/marca.

Leia mais – Você precisa ser encontrado no Google

3) Gera mais conhecimento sobre o mercado e sobre a concorrência

A manutenção de um blog ativo obriga você a estar mais antenado sobre tudo o que envolve o seu negócio. Essa experiência amplia seu nível de informações e gera inputs que se transformam muitas vezes em insights para ampliar ou diversificar o seu negócio.

Não há como produzir conteúdo sem informação. Essa retroalimentação de dados ajuda a fortalecer o conhecimento sobre o seu nicho com resultados práticos para o dia a dia do seu negócio. Descobrir, aprender, compartilhar e colher os frutos de tudo isso.

4) Facilita estratégias de marketing digital como promoções, lançamentos e outras

Dez motivos para sua empresa ter um blog ativo
Blogs ajudam ações de marketing digital

As informações contidas nas postagens no blog funcionam como aquele vendedor nível excelente que conhece tudo sobre o produto que está sendo oferecido. Com suas explicações, este vendedor ajuda o cliente na tomada de decisões.

Essa atitude de oferecer mais dados e informações reforça no cliente o interesse pela compra uma vez que amplia o conhecimento sobre a utilidade de produtos e de serviços. Quantas vezes compramos algo sem saber todas as suas potencialidades e, quando descobrimos essa nova utilidade, pensamos: se já soubesse disso, teria comprado há muito tempo.

As postagens no blog também dão direcionamento ao cliente para o acesso a promoções e lançamentos de produtos por meio de chamadas para ações. O blog ajuda ainda na captura de endereços para estratégias de e-mail marketing, sempre úteis na oferta de novos produtos ou  de promoções.

5) Favorece um melhor ranqueamento para buscas no Google

Oferecer conteúdo de qualidade é o melhor cartão de visita para ser valorizado nos sistemas de buscas na internet. Os algoritmos da inteligência artificial de sites como o Google valorizam conteúdos inovadores, únicos, criados pelo seu esforço intelectual.

Nada do famigerado clrt C + clrt V. Esta velha iniciativa de copiar e colar conteúdo joga contra você no quesito ranqueamento em sites de busca. Para o Google, é muito fácil descobrir que um conteúdo foi copiado de outro blog, geralmente a partir de buscas feitas no próprio Google.

Pego no flagra, você e seu blog vão para o “limbo” no ranking de buscas, desprezados como quem comete um crime (e de fato comete mesmo).  Para a criação de conteúdo vale aquela máxima: todo esforço sempre será recompensado.

Motivos para ter blog ativo
Posso ajudar seu blog a dar mais resultados

6) Amplia a experiência de compra para clientes e consumidores

O blog muitas vezes é o melhor canal para ensinar os consumidores a tirar maior proveito daquele produto que adquiriu. Quando é feita a compra de um carro, por exemplo, poucos são os consumidores que param para ler o manual de instruções e muitas vezes acabam utilizando algumas funcionalidades de forma inadequada.

Essa utilização inadequada pode até mesmo fazer com que a experiência de compra do cliente seja negativa, quando na realidade foi ele que não soube utilizar o produto da melhor forma. Por isso, os blogs devem agir como ferramentas auxiliares para melhorar a experiência de uso pelos consumidores, ensinando funcionalidades, dando dicas de aproveitamento, dentre outras iniciativas. É um assistente de uso dos seus produtos para os seus clientes.

7) Auxilia nos feedbacks sobre os resultados e a eficácia de cada iniciativa

O pior cenário possível para os negócios é aquele em que você não consegue mensurar o êxito dos seus empreendimentos. É aquele em que ouve-se o CRI CRI do silêncio logo após você iniciar um projeto.

As postagens no blog com mobilização pelas redes sociais ajudam neste retorno com a medição do alcance da sua proposta.

Os comentários e curtidas também são instrumentos valiosos para realizar correções de rotas, estabelecer melhorias ou reforçar aquilo que mais está dando certo.

8) Ajuda a consolidação da sua marca

Você alcança retorno imediato no fortalecimento da sua marca quando entrega algo de valor para vida das pessoas através de conteúdos informativos ou de utilidade prática.

Cada vez mais as pessoas estão buscando coisas úteis. Associar o teu nome/marca a um conteúdo de valor aumenta a empatia para o seu negócio e o alcance de tudo que você realizar. 

9) Perenização das iniciativas de marketing

Outra vantagem significativa das postagens em blog é o fato de todo o conteúdo estar sob o seu controle, funcionando e trazendo retorno por tempo indeterminado. Ou seja, toda a iniciativa ali vai durar enquanto você manter a hospedagem do seu site/blog.

Não há esta mesma segurança quando todo o teu conteúdo está numa página do Facebook, num canal do Youtube ou em qualquer outra rede social. Em qualquer momento, sem aviso prévio, todo o conteúdo pode sumir do mapa.

10) Mostra dinamismo

Toda empresa precisa mostrar-se ativa. A pior coisa para um consumidor e não ter um canal para relacionamento direto, não apenas para fazer reclamações, mas também para tirar dúvidas e expor elogios.

Um blog ativo mostra a importância que um empreendedor dá para o relacionamento com os clientes. Ele também serve de suporte para todas ações nas redes sociais fazendo a integração entre as diversas plataformas.

Dez motivos para sua empresa ter um blog ativo
Posso ajudar a impulsionar o seu blog
Facebook Comments

Profissional do jornalismo desde 1996 e entusiasta do empreendedorismo digital. Figura carimbada em redação de jornais, vislumbra novas oportunidades no marketing de conteúdo e no desafio do homeoffice. Freelancer por opção, ele é manauara, nascido no Rio. Cristão pela graça, amigo de cães e gatos.

Não deixe passar em branco