Pesquisa Intake mostra eleitor desinteressado

Pesquisa Intake publicada na quinta-feira, dia 28, mostra que o eleitor amazonense ainda está indeciso ou mesmo desinteressado com o processo eleitoral. No cenário espontâneo para governador, 46,4% dos entrevistados disseram não saber ou não quiseram opinar. Essa foi a terceira sondagem da empresa Intake Marketing e Pesquisa no período que antecede a campanha eleitoral de 2018.  

Outro dado que chama a atenção é fato de que o governador Amazonino Mendes, mesmo liderando em ambos os cenários, perderia no segundo turno para qualquer um dos três principais concorrentes: Omar Aziz (PSD), David Almeida (PSB) e Wilson Lima (PSC). A coleta foi feita entre os dias 22 e 25 de junho, com 700 eleitores na capital e 400 eleitores em oito municípios do interior do Amazonas.  

No levantamento espontâneo, o governador Amazonino lidera com 13,1% da preferência dos eleitores, quase empatado com brancos e nulos que alcançam 11,9%. Omar Aziz aparece em  segundo na preferência do eleitor no cenário espontâneo, com 7%. David Almeida e Wilson aparecem quase empatados na terceira colocação com 6% e 5,9% respectivamente. Rebecca Garcia (PP) aparece logo a seguir com 4,9%.

O cenário não espontâneo para governador traz Amazonino na liderança com 23,9%. Indecisos, brancos e nulos aparecem com 31%. Em segundo lugar na pesquisa Intake está David Almeida, com 16,3%, seguido do senador Omar Aziz com 13,8%. O jornalista Wilson Lima vem a seguir com 12%, seguido de Júnior Brasil (Rede) com 3%.

LEIA MAIS – Wilson Lima aposta em renovação

Segundo turno conforme a Pesquisa Intake

O cenário para segundo turno mostra derrota do governador Amazonino Mendes com todos os possíveis adversários. Num cenário contra David Almeida, ficaria com 38,4% da preferência contra 44,1% de David. Numa disputada com o senador Omar Aziz no segundo Amazonino aparece com 40,3% contra 44,8% de Omar. Num cenário contra Wilson Lima, a derrota de Amazonino é ainda mais enfática, segundo a pesquisa. Amazonino aparece com 39,1% contra 49,3% de Wilson Lima.

O pré-candidato do PSC, Wilson Lima, avalia o resultado da pesquisa como uma resposta da população contra a política atual e mostra um anseio do leitor por mudança. “Vejo de forma muito positiva o resultado da pesquisa. Ela traz um retrato muito fiel da desconfiança do eleitor. Mais de 45% não sabe em quem votar, minha rejeição é a menor e ganho com a maior vantagem nos segundo turno”, comemorou.

Rejeição

Amazonino lidera rejeição na pesquisa Intake
Amazonino ao lado de Rudolph Giuliani (Foto: Clóvis Miranda)

Analisando a rejeição entre os pré-candidatos, Amazonino lidera com 37,8%,  seguido de Omar Aziz, com 20,1%, David Almeida com 13,1% e Wilson Lima com 6,6%. Júnior Brasil, aparece com menor rejeição com 2,2%. Os indecisos somaram 20,2%.

O cientista político Breno Rodrigo avalia que a pesquisa, apesar de bem feita, poderia incluir ao menos mais uma pergunta sobre a rejeição dos pré-candidatos. “Rejeição é um ótimo indicativo para se avaliar cenários eleitorais”, argumentou.

LEIA MAIS – Twitter nas eleições. Todo candidato precisa de um perfil

Senado

Eduardo Braga (MDB) e Alfredo Nascimento (PR) lideram a disputa para o Senado, segundo levantamento Intake. Os eleitores votam em dois nomes para o Senado Federal.

Braga lidera na opção do primeiro voto com 23%. Alfredo fica com 19,3% para o segundo voto. Na análise invertida, Alfredo tem 15% para o primeiro voto, e Eduardo fica com 12,3%. Vanessa Grazziotin (PCdoB) aparece em terceiro colocado na sondagem Intake, mas aparece com 10% na intenção para primeiro ou segundo voto.

Um dado a se destacar é o desempenho do vereador Chico Preto (PMN). O vereador aparece com 7,4% para o primeiro voto e 8,9% para o segundo voto. O resultado é ainda mais destacável pois o parlamentar disputa com integrantes da bancada em Brasília, teoricamente, com maior visibilidade política.

Chico Preto atribui o resultado à credibilidade conquistada durante seus mandatos. “Reconhecimento da postura de respeito, transparência e firmeza na missão que o povo me confiou”, disse.  

LEIA MAIS – Defensor Carlos Almeida defende pré-candidatura ao Senado

Presidência

Link da pesquisa (Rede Tiradentes) – 3ª Pesquisa Eleitoral 2018/Intake  

Na análise da conjuntura nacional, também transparece na terceira pesquisa Intake a evolução da preferência do eleitor amazonense pelo pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL). Lula aparece empatado com Bolsonaro na intenção de voto do amazonense com 27% para a Presidência da República. Marina Silva (Rede) vem em terceiro, com 13%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 8%.

Outro dado que chama a atenção é uma certa rejeição do eleitor amazonense aos candidatos do PSDB para presidência da República. Geraldo Alckmin (PSDB) tem apenas 2% na intenção de voto do eleitorado do Amazonas segundo levantamento da Intake.

LEIA MAIS – Candidatos paqueram R$ 1,7 bilhão do fundo de campanha

A sondagem Intake foi registrada no TSE com o número AM-04660/2018.

OBS: Você pode ouvir o comentário abaixo sobre o resultado no Podcast Narrativas de Valor – Conteúdo Digital 

Facebook Comments

Profissional do jornalismo desde 1996 e entusiasta do empreendedorismo digital. Figura carimbada em redação de jornais, vislumbra novas oportunidades no marketing de conteúdo e no desafio do homeoffice. Freelancer por opção, ele é manauara, nascido no Rio. Cristão pela graça, amigo de cães e gatos.

Não deixe passar em branco